BUSCA
PROCURE O MELHOR PARA O SEU EVENTO
F I T
Naldo Benny

A extraordinária jornada de Naldo nos últimos dois anos não poderia ser sucedida por passos banais. Seria incoerente com a força e a visão artística do fenômeno pop que varreu o Brasil com hits como “Amor de Chocolate”, “Exagerado” e “Se Joga”. Sem medo de mexer no time vencedor, ele trabalhou obcecadamente para criar um show grandioso e repleto de inovações que o tornam, desde já, referência no mercado nacional. Este espetáculo cheio de cor, luz, dança, cenário em 3D e efeitos tecnológicos de alto impacto está devidamente registrado no DVD Naldo Benny – Multishow Ao Vivo.
A exuberância visual e o clima assumido de superprodução não ofuscam o principal: a música e a verdade de Ronaldo Jorge Silva, criado na favela Nova Holanda, no Rio de Janeiro, mas determinado a conquistar o mundo com o nome que adotou em 2012, Naldo Benny. O menino de origem humilde está o tempo todo no palco. Por trás das coreografias e marcações ensaiadas em interação constante com o corpo de bailarinos, há um cantor que se entrega 100 por cento e que se deixa tomar pela emoção, chegando às lagrimas após emendar “Pior é te perder” e “O porre nosso de cada dia” com seus ídolos Zezé Di Camargo e Luciano. No abraço carinhoso, ouve de Zezé a frase “Deus não dá nada a quem não merece. Você é merecedor disso”.
O repertório foi corajosamente renovado em cerca de 70 %. Naldo compôs, produziu e arranjou, ao lado de parceiros como o DJ Batutinha. Com Sandro Riva, criou um funkão legítimo, na medida para receber Ivete Sangalo em dueto memorável: “Sol da Minha Vida”, com direito a versos e interações calientes (“vem tirar a minha roupa toda”), é uma canção do jeito que ela adora, mas raramente grava. Toda pinta de hit instantâneo. No making of, a baiana se revela fã de Naldo Benny: “Quem tá na frente dele não consegue ficar parado”.
O repertório de grooves irresistíveis se mostra ampliado – e também refinado – em composições como “Neguinha”, com cuíca, cavaquinho e um molho latino na levada de samba-rock que evoca noites paulistanas. “Fiz esta música para a minha mulher. Me sinto como se também fosse de São Paulo hoje. Tenho casa na cidade, é o lugar onde estou sempre trabalhando. Não por acaso, o DVD foi gravado lá”, conta Naldo. O outro lado da moeda pode ser a excelente black music carioca “Copacabana”, inspirada por corridas no calçadão da mítica praia.
Há uma clara evolução a partir do talento que Naldo já havia mostrado na seara soul, em músicas como “Meu corpo quer você”. Detalhista, Naldo se preocupa com timbres, detalhes de percussão e todos os elementos dos arranjos. “Maluquinha”, outra que tem cara de sucesso, surgiu a partir de seus solfejos, transpostos para piano e acrescidos de um sax que ele já ouvia “dentro da cabeça”.
Na busca por diversidade e atualidade nos padrões de produção, Naldo foi a Miami, onde trabalhou com talentos como a dupla Cool & Dre, da Epidemic Records. Um toque especialmente impactante e exótico, porém, veio a partir de sugestão da produtora Hit Music, que desenvolveu junto com o cantor e sua empresa o projeto do show e do DVD: a participação de onze músicos tocando tambores taiko, formação percussiva tradicional do Japão, que trouxe contornos épicos a um trecho do show.
Os jovens sócios Fábio Lopes e Tiago Silva assinam a codireção ao lado do próprio Naldo Benny. “Trabalhamos os três juntos. Ele já vinha conduzindo a carreira muito bem, mas estava buscando algo que fosse um divisor de águas em termos de produção no show business brasileiro. O que fizemos foi criar soluções para as idéias e pedidos especiais do artista, sempre a partir da música e da visão dele”, conta Fábio.
De olho no mercado internacional – a Hit tem escritório em Beverly Hills e também vai trabalhar com artistas estrangeiros -, eles trouxeram referências e soluções usadas não apenas em shows musicais. Literalmente fizeram chover no palco. Mas tiveram como maior trunfo um ser humano. “Naldo dorme pouco, vinha sempre com idéias e sugestões. Ele superou todas as expectativas. Na hora de tomar chuva, por exemplo, não quis saber se iria danificar o microfone. É um artista de entrega total.”

CONTRATE


contato@palcodeeventos.com.br
+ 55 (11) 4301-6232
F I T
BUSCA
PROCURE O MELHOR PARA O SEU EVENTO
NEWSLETTER
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS