BUSCA
PROCURE O MELHOR PARA O SEU EVENTO
F I T
Jota Quest

No início dos anos 90, mais precisamente 1993, o rock brasil começava a ferver novamente. Depois de alguns anos de um certo vazio ou de ressaca para alguns, bandas como os Raimundos, Planet Hemp e Skank começavam a despontar nacionalmente.
Enquanto isso, em Belo Horizonte, o cenário não podia ser melhor. Tudo aquilo que não acontecera no boom dos anos 80, acontecia agora!  Bandas de todos os tipos, tocando em todos os lugares. Festas universitárias, galpões alternativos, inferninhos sagrados… é deste “caldeirão” que surge o Jota Quest.  Batizado inicialmente  de “J.Quest” (somente  em 1998 o nome  “jota quest” será oficializado), os primeiros ensaios contavam com Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo) e Marco Túlio Lara (guitarra), depois chegou Marcio Buzelin (teclado) e por último Rogério Flausino (vocal).

A banda se moldou numa mistura sonora peculiar acrescentando black music ao rock e ao pop. Esse “tempero” tornou-se então o grande diferencial de sua música e mergulhados nesse ambiente quente da capital mineira, ao longo dos anos de 94 e 95, o “J.Quest” constrói repertório e sonoridade próprias e, no segundo semestre de 95, registram suas canções em seu primeiro álbum independente o “J.Quest”. O CD tornou-se o passaporte para que, em janeiro de 96, após assinar contrato com a Sony Music, os mineiros embarcassem para são paulo para a gravaçao de seu primeiro CD por uma grande gravadora.

Produzido por Dudu Marote e gravado nos estúdios Mosh, ”J.Quest” (1996) traz o que a banda havia acumulado na bagagem ao longo de seus primeiros anos de estrada. A participacão de Toni Tornado, ícone da black Brasil nos anos 70, foi um grande presente. A partir dai, pela primeira vez, a banda rodaria o país de ponta a ponta, promovendo o seu primeiro álbum.

A vocação para estrada era evidente e a popularidade aumentava a cada dia. Nas apresentaçoes ao vivo, o grupo sempre se mostrou contagiante e vigoroso. Essas características passaram a ser uma busca para os álbuns seguintes. Fundir tudo isso não seria tarefa fácil.

A partir do segundo CD ”De Volta ao Planeta…” (1998) o agora rebatizado “Jota Quest” apresentava uma sonoridade mais diversa. Cancões, rocks e o pop aliaram-se ao groove do primeiro álbum e, ao final de dois anos de turnê, o CD atinge a marca de  800 mil copias vendidas. Os resultados positivos, a mistura sonora e a identidade marcante apontavam para o que viria a ser uma longa e grata carreira vitoriosa.

A partir dai seguiram-se os álbuns: Oxigênio (2000), Discotecagem Pop Variada (2002), MTV Ao Vivo (2003), Até Onde Vai (2005) e, finalmente, o mais recente La Plata (2008), Dias Mejores (2010), Quinze (2011).

A soma de suas difereças dá ao grupo uma estética única. O prazer pelo palco e a afinidade entre seus integrantes marcam esta trajetória que, ao que tudo indica, promete capítulos imperdíveis!!! Vida longa ao Jota Quest !!!

CRONOLOGIA

1993 – Primeiros ensaios.  PJ, Paulinho e Marco Túlio. Em seguida chega Marcio Buzelin e, por último, Rogério Flausino.

1995 – Gravação  do primeiro disco (independente). Em dezembro assina contrato com a gravadora Sony Music.

1996 – Gravaçao do CD “J.Quest” primeiro album pela Sony Music. Produzido por Dudu Marote e gravado nos estudios Mosh, em SP, o disco é lançado em outubro e conta com a participacao especial de Toni Tornado na faixa “Há Quanto Tempo”.

1998 – Oficializa-se a mudança de nome para “Jota Quest”. No primeiro semestre, acontece a gravação do segundo CD “De Volta ao Planeta…”. Produzido por Dudu Marote e Marcelo Sussekind, o álbum explode e o grupo alcança, pela primeira vez, o primeiro lugar nas paradas com a canção “Fácil” .

1999 – O grupo realiza, em parceria com o Greenpeace, o primeiro show movido a energia solar da América Latina em Florianópolis/SC.

2000 – Gravação do terceiro cd “Oxigênio”. Produzido por Marcelo Sussekind e com  participações especias de Zé Ramalho em “Oxigenio”,  Ed Motta em “Raio Laser” e de Milton Nascimento na canção “Desses Tantos Modos”.

2001 – Em março, acontecem as filmagens do video-clipe da canção “Dias Melhores” no parque de captação de energia eólica de Fotaleza no Ceará. Em julho, o grupo faz sua primeira turnê nos Estados Unidos.

2002 – Gravação do álbum “Discotecagem Pop Variada”. Produzido por Liminha e Jota Quest, o CD foi gravado em Belo Horizonte/MG e mixado no RJ no estúdio “Nas Núvens” e marca o início da parceria entre a banda e o produtor Liminha. Participação especial de Seu Jorge na faixa “Na Moral”.

2003 – gravação do cd e dvd  “mtv ao vivo”. Primeiro registro áudio visual ao vivo da banda também produzido por liminha. Os shows aconteceram nos dias 1 e 2 de maio, na praça do papa em belo horizonte. Mais de 50 mil pessoas por dia lotaram a praça. Além do público, os show contaram como as participações especiais de “arnaldo antunes” em “tanto faz” e “thaide mc” em “por mim e por você”. O cd e dvd “mtv ao vivo” foram lançados também em portugal.

2005 – Gravação de “Até Onde Vai”. Produzido por Liminha, este CD foi todo gravado em Belo Horizonte/MG e mixado no RJ, no estúdio ”Nas Núvens”, pelo americano Brad Gilderman. Em dezembro, o grupo participa do especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos com a canção “Além do Horizonte”. Também em 2005, nos intervalos das gravações do álbum o grupo realiza seus primeiros shows em Portugal e na Inglaterra .

2006 – Gravação do DVD “Até Onde Vai – Ao Vivo” no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre/RS para mais de 70.000 pessoas. O DVD incluiu também o primeiro registro documental do grupo o documentario “20%”, produzido e dirigido pelo jornalista Bruno Natal.
No final do mês de maio, a banda se apresentou em Portugal no “Rock in Rio Lisboa” e retorna em seguida em junho para mais uma turnê em várias cidades do país.
O ano de 2006 foi marcado também pelas premiações de Melhor Grupo no Prêmio Multishow de Música Brasileira e também no Vídeo Music Brasil da MTV.

2007 – Em junho o vocalista Rogério Flausino fatura o prêmio de Melhor Cantor no Prêmio Mulishow de Música Brasileira.
Em setembro o grupo se apresenta no “Brazilian Day”, em Nova York para mais de 100 mil pessoas com transmissão ao vivo para 150 países.

2008 – Este foi todo dedicado a produção e ao lançamento do CD “La Plata”, sexto álbum de estúdio. Produzido entre março e setembro pela própria banda em parceria com Liminha, o álbum foi gravado e mixado no novo estúdio do grupo, o “Minério de Ferro” em Belo Horizonte/MG. Com a participação especial do canadense Ashley Slater, da banda inglesa  Freak Power nas faixas “So Special” e “Hot to Go” e de Nelson Motta em “Ladeira”.
O grupo está, desde novembro, novamente na estrada promovendo o novo álbum em sua turnê “La Plata”.

2010 – Gravação do CD e DVD “Dias Mejores” gravado na Argentina, o CD e DVD foram lançados em toda América Latina.

 

2011 – Jota Quest 15 Anos na Moral
Destaque nacional no cenário musical do Brasil, a banda Jota Quest conquistou uma legião de fãs por todo país. Nascido em Belo Horizonte, o grupo revolucionou a história do pop rock, transformando festas universitárias, galpões alternativos e espaços de eventos em verdadeiros festivais de música. Hoje, com 15 anos de carreira, o grupo engata um novo projeto que irá possibilitar para os seus admiradores um momento inesquecível: a turnê J15 – Jota Quest 15 Anos na Moral. O objetivo é realizar um show que além das novidades do Jota, irá reunir sucessos memoráveis do grupo.

Uma Festa Inesquecível
Muito mais que fazer parte da Turnê Jota Quest, quem assistir a qualquer uma das apresentações irá vislumbrar um momento único. Ao todo, serão três horas de show e cinco horas de festa onde as pessoas irão curtir um verdadeiro espetáculo, ouvir as melhores músicas e viver junto com a banda a experiência de celebrar o sucesso de anos incríveis. Uma festa diferenciada esta sendo preparada para receber um público seleto, composto por muito gente jovem e bonita de todos os cantos do país. Após a apresentação do Jota, a festa contará ainda com uma apresentação do Top Dj, que irá comandar um repertório de música eletrônica exclusivo para a ocasião, transformando a festa em uma grande boate.

O grupo fez seu primeiro show como J.Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de Acid Jazz Jamiroquai, ideia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do desenho). Na época, o grupo circulou pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e chegou a reunir mais de 2.000 pessoas por apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. o contrato com a Sony Music, veio em seguida e o primeiro CD oficial foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estréia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas “Dores do Mundo” e “Encontrar Alguém” – sucessos em Belo Horizonte – conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no progarama que na época se chamava “Xuxa Hits” da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na TV.

Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou seu segundo álbum De Volta ao Planeta, consolidando sua carreira em todo o país. A música “Fácil” foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro Disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.

Em 2002, lançaram o CD Oxigênio com várias baladas românticas como “Dias Melhores”, que até hoje é uma das músicas mais pedidas pelos fãs em apresentações da banda. Em 2001, veio o Discotecagem Pop Variada, mais um sucesso de público e de vendas.

Em 2002, Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. A música se chama Estou Aqui (I’m Still Here em inglês)

Com o sucesso deste último trabalho, o Jota gravou, nos dias 1 e 2 de maio de 2003, o CD e DVD MTV ao vivo, na Praça do Glória, em Contagem, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro “ao vivo” do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, eles foram os únicos em toda a América Latina a serem convidados para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.

Após quatro anos sem lançar um CD com inéditas, o grupo se isolou em seu estúdio em Belo Horizonte para gravar Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro de 2005 e, desde então, se mantém entres os cds mais vendidos do país.

Dez anos depois do lançamento do primeiro CD, a banda marca presença no cenário pop rock brasileiro. Ao todo são seis CDs, milhares de shows e recordes de público por todo o Brasil, apresentações nos EUA e, recentemente, na Europa, onde participou da abertura do Rock in Rio Lisboa, dividindo palco com Carlos Santana e Roger Waters.

Em 2007, Rogério Flausino recebeu o Prêmio Multishow de pior cantor do Brasil. Ainda no mesmo ano, no dia 13 de Agosto, tornou-se pai de sua primeira filha, Nina.

No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Velho.

O CD La Plata, já faz sucesso nas rádios com as músicas “La Plata” que está na trilha sonora da novela da Rede GloboCama de Gato“, e a balada romântica “Vem andar comigo”, muito bem tocada e tema da novela Caras e Bocas, da Rede Globo, juntamente com uma faixa mais antiga que é De volta ao planeta, nome do segundo CD da banda de 1998.

No final de Julho, o terceiro single “Seis e Trinta” foi lançado nas rádios e o videoclipe saiu em Setembro. A canção está começando a apontar nas paradas de sucesso, entre as 15 mais tocadas, se tornando um hit.

No final de Novembro de 2009 é lançado a balada “Único Olhar”, faixa nº 7 do La Plata e em 2010 é lançado “Tudo me faz lembrar você” como trilha sonora do filme Muita Calma nessa hora.

No segundo semestre de 2010, o Jota Quest, lançou para o mercado latino o seu primeiro álbum em espanhol, intitulado de Dias Mejores. O álbum foi lançado primeiramente na Argentina.

A nova música de trabalho do Jota Quest chegou às rádios brasileiras na quarta-feira, dia 30 de março de 2011, mas os fãs já podem ter um gostinho de “É Preciso (A Próxima Parada)“. Trinta segundos da faixa já estão para audição no site oficial da banda. No início de março, o Jota Quest anunciou uma turnê comemorativa aos 15 anos de carreira. A “J15 – 15 Anos na Moral” será uma espécie de festa com 5 horas de duração, onde a banda apresentará um show de três horas com três novas faixas. O projeto será lançado em CD/DVD.[3] A coletânea Quinze foi lançada em maio e possui 2 Cds e 38 faixas, entre hits e 3 músicas inéditas.

 

CONTRATE


contato@palcodeeventos.com.br
+ 55 (11) 4301-6232
F I T
BUSCA
PROCURE O MELHOR PARA O SEU EVENTO
NEWSLETTER
CADASTRE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS